O que é o Dextrose Next ? - - - - - - - - - ---

domingo, 8 de novembro de 2015

Fedora 23 SoaS Pode Estar Sem a 'Documentos'


       Ao instalar o Fedora 23 SoaS* (ou SoaS 13) na minha VMware tive a seguinte surpresa: o Diário não mostrou a Documentos! Ainda é cedo para confirmarmos, pois isto poderia ser um bug da minha máquina virtual, mas caso seja verdade será um dos maiores retrocessos do SoaS.

        Se você ainda está começando a aprender a usar a interface, nós explicaremos: o Sugar não possui pastas e nem diretórios à vista. Ela possui pastas ocultas que são acessadas via terminal, ou com o Nautilus. Porém a 'comunicação da interface gráfica' com as pastas ocultas se dá pela  Documentos que é uma divisão do Diário de Atividades responsável por armazenar arquivos sem fazer registros de atividades.

         Este recurso tinha sido criado a partir do SoaS Pineapple, pois antigamente tínhamos que criar uma partição como se existisse um 'pendrive dentro do nosso pendrive'. Após criá-la arrastávamos os arquivos   do Diário para dentro desse 'pendrive', e então fazíamos a comunicação das pastas ocultas através dele. Porém com a introdução da atividade Ooo4kids os usuário reclamaram de terem que fazer um processo demorado que poderia ser solucionado em um pequeno desenvolvimento da Sugarlabs.

          Infelizmente a extinção da Documentos  pode atrapalhar os nossos planos de atrair mais usuários, principalmente domésticos, para o Fedora SoaS, pois a última versão estável, e que inclusive me cativou (srsr) foi lançada em dezembro 2014, que  é o Fedora 21. O 22 teve o problema com  aceleradores gráficos Intel (onde até mostramos uma solução) por causa do kernel, mas há rumores que de uma Re-Spin** teria sido lançada com esses bugs corrigidos. Ainda vamos testá-la para ver se tudo está ok...

           Entretanto este erro acima foi da Fundação Linux e não da Sugarlabs ou da Red Hat. Já o da pasta pode ter sido dos desenvolvedores do SoaS, mas eu ainda prefiro acreditar em uma 'burrice nossa' srsr. Mas de qualquer forma o fato de termos problemas em máquinas virtuais em pleno 2015 é também um retrocesso, pois afasta quem quer divulgar a interface através da criação de tutoriais.

*SoaS = abreviação de Sugar On A Stick. 

**Re-spin = relançamento das variantes do Fedora 22 com as últimas atualizações devido ao problema com o kernel e outros componentes 'originais' do Fedora 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Comente sobre o nosso trabalho, pois queremos muito ouvir a sua opinião. Abraços!