O que é o Dextrose Next ? - - - - - - - - - ---

sábado, 14 de novembro de 2015

O Novo Fedora 23 SoaS: primeiras impressões

Atenção: antes de ler este texto gostaríamos de informar que o mesmo foi editado, pois de acordo com Sam P, um dos desenvolvedores da Sugarlabs, ocorreu um bug no Fedora 23 SoaS e por isso a Documentos continuará nas próximas versões.

O Fedora 23 SoaS foi lançado no dia 4 de novembro de 2015, mantendo a tradição dele em ser a única distribuição Linux a acompanhar todos os ciclos de desenvolvimentos estáveis da interface Sugar. Sob o nome açucarado de Sugar On A Stick 13, ou simplesmente SoaS 13, o sistema operacional traz a interface Sugar na versão 0.106. 

A Duas Grandes Novidades da Sugarlabs


Essa versão traz duas grandes novidades: a primeira é o acréscimo do botão de display que permite 'printar' a tela sem recorrer à tecla print screen, o que para os usuários alvo de SoaS talvez não faça muita diferença, mas pode ser uma ferramenta útil em laptops ou aparelhos com processador ARM que não tenham esta tecla.



Social Help
A outra novidade é  o SocialHelp, que caso dê certo irá deslanchar a interface através de suporte dado por quem já usa a interface. Inclusive eu já me registrei e espero aprender bastante com a galera de lá. Para acessa-lo basta mostrar a moldura de tarefas e mostrar a paleta da atividade e clicar no botão de ajuda. Nele temos o manual (em inglês da atividade) e botão de 'coração preto' que indica o fórum da Sugarlabs. Por enquanto ele ainda está 'fraco' porque não há muitos adeptos, mas o Sam (fundador do fórum) garante que a Sugarlabs será flexível e deixará as pessoas escreverem o que quiserem sobre o software (desde que respeitem a política do fórum). O objetivo é fazer a divulgação 'de boca em boca'.

Outras Novidades do SoaS

Diário de Atividades - Infelizmente sem a Documentos

A pedidos dos professores, o fundo gráfico do Diário e da Lista de Atividades do ambiente casa agora tem uma cor 'cinzenta' para que a criança perceba que eles são mais importante em relação aos outros (ambientes).

Também foram acrescentadas novas atividades como Estória (que seleciona objetos para escrevermos uma estória, ou a contarmos através de um microfone) e Words (que é um tradutor de texto). Infelizmente as duas não funcionaram corretamente, como no OLPC OS, mas esperamos novas versões...

Atividade Estória

Outras mudanças interessantes é que as paletas da barra de ferramentas das atividades Fructose possuem dois quadrados cinza claros indicando que elas estão a amostra, alertando o usuário de que ela pode ser recolhida. Antes as cores pretas causavam uma certa confusão, que não era um bicho de sete cabeças, mas qualquer mudança sutil é bem vinda. A contextualização entre as atividades foi melhorada sendo possível, por exemplo, abrir um arquivo de mídia na Jukebox pela Atividade Navegar/ Browse, sem precisarmos acessar o Diário.

A paleta da barra de ferramentas agora tem cores de destaque - É possível abrir alguns arquivos direto do navegador
Bem, se você tiver dois pendrives (um para o SoaS e outro para ser a Documentos), experimente hoje mesmo o Fedora 23 SoaS!

Dê a sua opinião sobre a nossa postagem! Curta a nossa página no facebook e assista aos nossos vídeos no youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Comente sobre o nosso trabalho, pois queremos muito ouvir a sua opinião. Abraços!