O que é o Dextrose Next ? - - - - - - - - - ---

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

#02 Usando o Lubuntu 14.04 LTS 32 bits no pendrive

Olá galera!

Após o sistema operacional Fedora 22SoaS não funcionar no meu hd Quantum de 20 GB de armzenamento, eu resolvi testar novo sistema operacional que também usa kernel Linux chamado Lubuntu, mas precisamente a versão de longo suporte, que é super estável e leve.

Ele usa a interface LXDE que tem o diferencial de ser bem personalizável e muito leve. Incrivelmente ela se mostrou mais leve e mais fluida que o Sugar 0.102.0. Embora hajam pequenos bugs, eles não se comparam aos que enfretamos no Fedora Sugar On a Stick.

Após instala-lo eu levei algum tempo para personaliza-lo, mas fiquei extremamente satisfeito com o fato do LXDE ser intuitivo para iniciantes. O Lubuntu também possui muitos tutoriais e é muito mais fácil que o Fedora, para muitas coisas, inclusive para baixar.

Após a instalação do sistema eu troquei o papel de parede, instalei ícones Gartoon-redux e mudei o ícone do menu para uma imagem da Luna, que é o personagem preferido das minhas sobrinhas. 

O resultado dessas mudanças é este da imagem acima. Veja que com uma personalização simples um sistema ficou bem bacana para uma criança.

Reprodução de Músicas e Vídeos



 O Lubuntu vem com 2 aplicativos para esta tarefa, mas achamos melhor instalar o VLC Media player. Porém a versão do Fedora SoaS, mais precisamente a partir do 21, é a mesma do Windows. Contudo no Lubuntu tivemos problemas com flv e rmvb. É claro que quase ninguém usa esses formatos, mas é importante que um player 'multicodec' cumpra a sua função. Outra desvantagem é que o VLC não acompanhou o ícone gartoon, mas isso até pode passar despercebido pelos pequenos.

Exploração de arquivos


A exploração de arquivos é semelhante a da maioria dos sistemas operacionais, o que dispensa o uso de terminal para manipular arquivos. O explorador é bem bacana e permite a visualização de thumbnails para vídeos mp4 e de imagens em geral. Os arquivos Gartoon o deixou super infantil e atraente.

Navegação e outras considerações


Eu acho que um bom sistema operacional infantil deve proporcionar navegação na internet, manipulação rápida de arquivos do dia á dia do usuário e reprodução de músicas.

E dentro destes propósitos, o Lubuntu conseguiu ser interessante e até superior ao SoaS no quesito facilidade e estabilidade do sistema. Eu tive travamentos, mas foram pequenos e suportáveis. Contudo descobri que o vilão seria o Flash player 11. Para isso resolvi desinstala-lo e usarei o Google Chrome para sites que demandam o flash.

Contudo, embora o Lubuntu seja maravilhoso, ele pecou em duas coisas: não protege o arquivo que está no hd e é fácil para a criança bagunçar o sistema devido aos recursos que ele possui para acessar facilmente todas as configurações. No Sugar a criança até pode avacalhar o idioma e o teclado, mas a base gráfica do sistema  e os seus arquivos do  pc continuaram intactos. Talvez até existam configurações para inibir isto, mas deveremos demandar um estudo para isso.

Entretanto o compromisso com o desenvolvimento do Lubuntu o coloca em outro patamar, talvez pelo fato deles não serem tão radicais em relação à função do software que é ser leve para pcs. Porém reconheço que em relação a interatividade para a criança o Sugar é superior, desde que tenha os acessórios certos.

O próximo passo será instalar o Sugar no sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Comente sobre o nosso trabalho, pois queremos muito ouvir a sua opinião. Abraços!